terça-feira, 13 de outubro de 2009

Filosofia





O homem pode ser uma palavra imutável, de sentido claro, de objetivo certo, de uso extenso; Também pode o mesmo homem ser uma expressão vaga ou uma derivação depreciativa da mesma palavra.
Seria importante ser imutável, para não perder o sentido e a pureza; Mas nunca o somos e jamais o seremos. Então nos basta cuidar dos caminhos que tomamos pois cada um deles com toda certeza nos levara a algum fim.
Manter o sentido e a direção pode ser quase impossível, pois nosso futuro as vezes nos parece tão obscuro; Então fixe seus olhos, não olhe pra frente, não olhe pra traz, olhe para baixo fique atento a seus pés, às suas raízes, e cuide de cada passo seu como se fosse único.
A formação do caráter está em saber o que é certo segundo nossos próprios valores e praticar de acordo à nossa própria vontade; Ter caráter é ser livre para pensar e agir, e conscientemente direcionar esta liberdade para o bem comum.
Estes valores vêm da nossa índole, da nossa consciência, da nossa humanidade, que é indiscutivelmente o que rege a nossa vontade. Então perguntamos ser bom ou ser justo?
Se conseguir ser bom sem ser injusto com alguém, nem mesmo consigo, faça-o eu o encorajo, agora pense bem se o teu ato de bondade impõe injustiça a alguém ou sacrifício próprio realmente injusto; não seja bom seja justo pois a justiça presa pelo bem comum e nela não existe favorecidos.
Sem tomarmos nenhuma direção irei concluir esta proposta, pois vim zelar não pelo caminho que deves percorrer, mais sim pela pureza e convicção dos seus princípios. Cuidando que o pior de nos está na injustiça, no orgulho e na intolerância, abstenha-se deles a qualquer custo; Então de coração límpido escolha a tua palavra e faça dela a sua filosofia; Pois quando atingir a plenitude tanto em entendimento quanto em pratica da sua própria filosofia, nos ensine-a.
A minha palavra é a liberdade, venho me libertando de muitas coisas, outras tantas me prendem, mas almejo um dia poder ensinar-lhes tal palavra, mais ainda falta muito para que eu a viva em plenitude; Enquanto isso venho com este simples apelo, que não deixes corromper os teus caminhos pelo orgulho, pela injustiça ou pela intolerância.



Wadson Barcellos Ribeiro
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Muito corajoso de sua parte dar dar tais conselhos. Mas é assim mesmo, ouvir e pegar o que há de melhor no outro, para assim formar nossa opinião. É assim que os sábios agem.
    Muito bom...bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente seu texto. O caráter depende muito dos valores que formamos durante a construção da nossa história de vida, sabendo filtrar o que é bom e o que é ruim.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o texto!Não conhecia seu blog,minha primeira vez aqui.Divulga mais seu blog.

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto,
    excelente blog,
    gostei da parte de mudar a cor :)
    Quem somos? talvez sejamos nada mais que um amontoado de fragmentos constituídos por nossos valores e crenças.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o seu blog, muito bom, adequando diversas funcionabilidades, ´parabéns!

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/11/enesima-potencia-do-amor.html

    ResponderExcluir
  6. Liberdade é o que todos queremos...

    ResponderExcluir
  7. aprendi que liberdade para mim significa permanecer por vontade própria! isso é o máximo!!! rsrsrs!!! demorei mas aprendi!!!

    adorei o blog, to seguindo e desejando sucesso!

    xeru

    ResponderExcluir
  8. Beleza de texto cara,
    assino embaixo.
    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela novidade de colorir o blog. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  10. achei interessante sua visão, é algo a se pensar tb

    ResponderExcluir
  11. Oie!Gostei de como você ver as situações.

    Beijos

    P.S: Obrigada por visitar o meu blog.

    ResponderExcluir